Acessibilidade para surdos é muito mais do que isso que apresentaremos abaixo. Mas vamos passar aqui somente algumas coisas que podem ser feitas para uma maior acessibilidade para surdos:
Polícia, Bombeiros, Ambulância: É Preciso que esses serviços emergências tenham um número de celular que funcione 24hs, para o qual possa ser mandados torpedos em caso de emergência. Basta que o celular fique ao lado do funcionário que atende ao telefone.
Planos de Saúde: Como todos possuem site deveria manter um chat que funcione em horário comercial ao qual possa ser feita a marcação de consultas médica e exames. Os consultórios médicos têm no mínimo uma secretária com um computador conectado à internet o dia todo, o MSN poderia ser utilizado para que os surdos marcassem suas próprias consultas e exames.
Colégios, Faculdades e Cursinhos: Devem manter um interprete de libras, que ajudem os surdos a acompanhar as aulas.
Operadoras de Celular: Deveriam disponibilizar planos com tarifas mais baixas, visto que o surdo só utiliza torpedos e pacotes de internet. Porém é obrigado a pagar pelo serviço de voz que não utiliza.
Operadoras de Telefone Fixo, Luz e Outros Serviços: Precisam urgentemente de atendimento por chat ou SMS para quem não pode ligar para o 0800.
Hotéis: Cada hotel deveria ter um despertador vibratório, para que os hóspedes surdos utilizem em suas viagens e também um atendimento por chat ou SMS para serviço de quarto.
Bancos e Repartições Públicas: Qualquer local com fila para atendimento ao público deve ter aviso luminoso de que estão chamando o próximo da fila.
Informações Escritas: devem ser simples e claras, em português claro, sem palavras muito difíceis e, se possível, com desenhos ou fotos ilustrativas (cardápios, por exemplo); Folhetos impressos escritos com a programação, instruções e regras facilitam a comunicação.
Eventos: Eventos com intérprete de Libras: local adequado para colocação do intérprete, de modo que o surdo possa visualizar o intérprete e o que está acontecendo no evento.
Alarmes: No caso de alarmes ou chamada de senhas, precisam ser também visuais ou vibratórios, não devem ser exclusivamente sonoros.
Televisão: closed caption em TODOS os programas da TV aberta e da TV paga, principalmente nos jornais. Para vídeos/filmes (exemplo institucionais e informativos) é recomendado o intérprete de Libras, além da legenda.
Fonte: acessibilidadenaprática.blogspot.com/.../acessibilidade-parasurdos.ht
www.megainfo.inf.br/tolearn/.../doc_acessibilidade_surdos.pdf
Fonte: acessibilidadenaprática.blogspot.com/.../acessibilidade-parasurdos.ht
www.megainfo.inf.br/tolearn/.../doc_acessibilidade_surdos.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário