Confira algumas delas!
A INSTITUIÇÃO
· Instituto Phala – OSCIP, localizada no interior do estado de SP;
· Atuação junto aos surdos e famílias, com intervenções de foco multidisciplinar, em que a Língua
· Brasileira de Sinais é reconhecida e trabalhada como L1.
A POPULAÇÃO ATENDIDA:
· Surdos do município e região; Maioria, vindos de famílias ouvintes sem outros surdos no histórico familiar;
· Diagnóstico tardio;
· Pouco/nenhum contato com outros surdos ou com a Libras antes do início dos atendimentos na Instituição;
· Maioria com baixas condições socioeconômicas;
· Maioria das famílias com pouca escolarização e baixo acesso/ uso do Português escrito.
A EQUIPE:
· Assistente Social;
· Fonoaudióloga;
· Instrutores surdos;
· Intérpretes de Libras;
· Pedagoga;
· Professor de apoio bilíngüe;
· Psicóloga.
ALGUNS OBJETIVOS GERAIS DO
TRABALHO:
· Trabalhar com a família em relação às necessidades da pessoa surda, seus direitos e deveres;
· Atendimento educacional (ensino regular e sala de apoio);
· Atendimento fonoaudiológico;
· Atendimento psicológico para surdos e família;
· Orientações à comunidade.
ASSISTENTE SOCIAL:
· Acolhimento inicial – cadastro na Instituição;
· Encaminhamentos necessários a outros serviços (rede municipal de atendimento);
· Parceria com a equipe técnica para delineamento das ações;
· Encaminhamentos para o mercado de trabalho.
FONOAUDIÓLOGA:
· Atendimentos individuais e em grupos de crianças e adolescentes surdos;
· Formações de professores e comunidade;
· Orientação às famílias em relação à aquisição e manutenção da prótese
auditiva, necessidade da aprendizagem de Libras, entre outros.
PSICÓLOGA:
· Acolhimento familiar no momento do diagnóstico;
· Orientações com a família em relação à importância da Libras para o desenvolvimento da pessoa surda;
· Atendimentos em Libras de crianças, adolescentes e jovens surdos. Tais atendimentos buscam acolher a demanda apresentada, sendo realizado em Libras (problemas de comportamento, dificuldades de socialização, afetivas, inserção no mercado de trabalho, entre outras).
RESULTADOS:
· Ampliação da visão de mundo;
· Acesso á cultura e lazer adequados as necessidades do individuo surdo;
· Inserção no mercado de trabalho;
· Apoio familiar.
O TRABALHO DA INSTITUIÇÃO TEM
CONTRIBUÍDO PARA:
· Aperfeiçoar a comunicação através do uso da Língua de Sinais;
· Ampliar a visão geral de mundo por parte dos surdos;
· Promover o acesso dos surdos à cultura e lazer;
· Capacitar para o mercado de trabalho e orientar a comunidade em relação às necessidades comunicativas da pessoa surda.
A INSTITUIÇÃO
Fonte: http://www.institutophala.com.br/projetos.html
CIA ARTE & SILÊNCIO
Fundada pelos irmãos Sueli Ramalho e Rimar R. Segala em 2003 com um grupo de atores surdos e ouvintes, com o objetivo de desenvolver uma pesquisa da arte e da cultura de surdos.
Ribamar é filho de autor surdo, participou de comerciais, curta metragens e espetáculos, fez de vinheta de classificação de faixa etária em Libras para a TV Ideal, da Editora Abril. Sueli iniciou o trabalho com crianças surdas, ainda jovem,através de peçasteatrais.
Instrutora de Teatro para Professores, Pais, e Alunos das Escolas de Educação Especial e Escolas Inclusivas. (Desde 1996; tais como E.M.E.E.-Anne Sullivan São Paulo e São Caetano; Olga Benário Prestes – Diadema; Hellen Keller- São Paulo; Neusa Basseto- São Paulo e São Bernardo do Campo; José Marques Resende – Osasco; ); Instrutora de Língua de Sinais aos profissionais na área de Teatro, Educação, Saúde; Assistência e instrução de Língua de Sinais às Empresas com empregados surdos; Intérprete nos congressos tanto educacionais, políticas e outros eventos sociais; Coordenação de Inclusão e Acessibilidade (Uni-Sant’Anna); Supervisora de Interpretes de Língua de Sinais (Uni-Sant’Anna).
Instrutora de Teatro para Professores, Pais, e Alunos das Escolas de Educação Especial e Escolas Inclusivas. (Desde 1996; tais como E.M.E.E.-Anne Sullivan São Paulo e São Caetano; Olga Benário Prestes – Diadema; Hellen Keller- São Paulo; Neusa Basseto- São Paulo e São Bernardo do Campo; José Marques Resende – Osasco; ); Instrutora de Língua de Sinais aos profissionais na área de Teatro, Educação, Saúde; Assistência e instrução de Língua de Sinais às Empresas com empregados surdos; Intérprete nos congressos tanto educacionais, políticas e outros eventos sociais; Coordenação de Inclusão e Acessibilidade (Uni-Sant’Anna); Supervisora de Interpretes de Língua de Sinais (Uni-Sant’Anna).
Sueli e Rimar Criaram o espetáculo chamado “ORELHA” que discute as questões dos surdos no relacionamento com a sociedade em geral.
A meta do grupo era a inclusão de pessoas com deficiência e surdez, realizando diversas apresentações em escolas especiais para surdos, Instituições e Ongs.
Em 2005 Rimar R. Segala começa ensaiar a arte da Pantomima, criando, então, o monólogo de mímica “Manu Narrare”.
O grande desafio da Companhia Arte & Silêncio é evidenciar a capacidade e talento dos surdos, derrubando mitos e preconceitos, deixando claro para todos que os assistiram, que superadas as dificuldades todos são obviamente iguais e enriquecedoramente diferentes.
Atualmente, a Companhia, segue com outros espetáculos, entre eles, “Os palhaços na escola”, direcionado para crianças em salas de aulas; “Os palhaços no RH” para empresas; “Mil em Um” um espetáculo de rua.
ESPETÁCULOS
ORELHA
MANU NARRARE
Apresenta-se então ao público e decide averiguar o que está ocorrendo. Abrindo a mala, vai retirando objetos que lhe relembram situações ou personagens conhecidos. Cada objeto significa a lembrança de uma história que o nosso viajante terá muito prazer em mostrar ao público.
MIL EM UM
O Palhaço/Mimico tira vários objetos de sua mala e começa a contar histórias relacionadas a eles. Chama a atenção da garotada narrando contos infantis, distribui balas, brinca com eles e deixa todo mundo alegre, depois tem mais um momento de fábulas, se despede e vai embora. Com isto as crianças rompe barreiras e preconceitos e começam a sentir que todos têm o direito de ser feliz, mesmo com as diferenças que nos cercam.
OS PALHAÇOS NA ESCOLA
OS PALHAÇOS NA ESCOLA
“Os palhaços na escola” conta uma historia com humor, os conflitos de comunicação entre aluno surdo e professora ouvinte na sala. O espetáculo ajuda de entender as crianças sobre o que é ser surdo e importância de limpeza de higiênico ao mesmo tempo.
CURSOS
· LIBRAS com Sueli Ramalho, objetivo de habilitar profissionais a utilizar a Língua de Sinais, distribuído em três módulos.
· Expressão corporal dramática em Língua de Sinais;
· Teatro de surdos;
· Tradução de Libras I e II;
· Sistemas de expressões gestuais;
· Contador de histórias em Língua de Sinais;
· Tradução de Libras;
· Conhecendo o surdo
· Em 2008 iniciaram a campanha “Embarque/desembarque 2008”, para orientar os usuários do sistema metroviário sobre os comportamentos mais adequados e seguros nos momentos de entrar e sair dos trens, realizado durante os meses de março e abril de 2008.