Inclusão Escolar do Surdo

Este blog tem por finalidade abranger temas relativos a inclusão de modo geral, com foco no aluno surdo, para isto, traremos textos de pesquisadores da área, legislação e assuntos que consideramos relevantes para a inclusão do aluno surdo!

Curiosidades

CURIOSIDADES SOBRE LIBRAS E OS SURDOS
    • LIBRAS quer dizer Língua de Sinais Brasileiras.
    • LIBRAS é uma língua diferente do português, como o inglês, o francês e o japonês.
    • LIBRAS possui as suas características próprias de sintaxe, morfologia, semântica e contexto, como qualquer outra língua.
    • Cada país possui a sua língua de sinais, por exemplo:
  1. a. EUA = ASL = American Sign Language
    b. França = LFS = Language Française de Signes
    c. Itália = LSI = Lingua di Segnale Italiana
    • As línguas de sinais de cada país são totalmente diferentes umas das outras. Existem países que possuem dialetos da sua língua de sinais, inclusive o Brasil.
    • Quem sabe PORTUGUÊS e LIBRAS é considerado bilíngüe.
    • A língua de sinais portuguesa, de Portugal, é diferente da LIBRAS. Um português surdo não consegue se comunicar com um brasileiro surdo, na língua de sinais.
    • A maioria dos surdos não possui um entendimento claro do português escrito, pois sua língua materna é LIBRAS. É como alguém que aprende outra língua, mas não tem a oportunidade de praticá-la falando e ouvindo.
    • Existe LIBRAS escrita. É uma escrita parecida com o português escrito, porém sem significado para quem não domina LIBRAS.
    • É incorreto dizer que o surdo é analfabeto, pois ele é alfabetizado em LIBRAS.
    • É incorreto dizer que o surdo é mudo. Ele não é mudo, apenas não aprendeu a falar o português.
    • Existem aproximadamente 5.800.000 surdos no Brasil segundo o Censo IBGE 2000.
    • Aproximadamente 30% dos surdos brasileiros não sabem ler português. Os restantes 70% sabem ler português, mas não têm entendimento claro desta língua.
    • Existem alguns surdos que aprenderam a falar através das vibrações vocais e a entender o que falamos através da leitura labial. São chamados de “oralizados”.
    • Quem não é surdo é chamado de “ouvinte”.
    • A legislação brasileira para acessibilidade de deficientes é uma das mais avançadas do mundo.
    • A legislação brasileira determina que os órgãos da administração pública, as empresas prestadoras de serviços públicos e as instituições financeiras deverão dispensar atendimento prioritário em LIBRAS para o deficiente auditivo.


  2. ENTREVISTA COM ALUNO E INTERPRETE SURDO



Quais foram suas maiores dificuldades em aprender a libras e de que forma ocorreu essa aprendizagem?
           Antes não gostava muito da  Libras, o porque achava que não precisava e minha família também não aceitava. Mas quando completei 18 anos , fui aprender na Instituição que chama Instituto Phala, mas fui aprender por curiosidade, não para que a Libra seja importante para minha vida, então comecei a participar em vários congressos, palestras seminários conversando com surdos, tudo relacionado em Libras, e quando interprete fazia a interpretação , percebi que consegui entender melhor com mais clareza e nesse momento percebi que a Libras é muito importante para mim.
Quais desafios enfrentados ao entrar  na  universidade, sua perspectiva e anseios em relação  ao ambiente  universitário? Como tudo aconteceu?
Então como no passado sofri muito na escola, fiquei com trauma de passar tudo de novo, não queria fazer faculdade, mas como depois que aprendi a Libras, vi que tenho direito de ter interprete, assim como diz a LEI DE LIBRAS . LEI N.º 10.436 de 24 de abril de 2002, ai iniciei a faculdade, mas com preocupação e insegurança, mas hoje vejo que estou mais seguro e confiante apesar que fiz novos amigos e amigas, que todos me compreenderam.
 Como você vê o ensino de libras nas escolas , acontece real mente a inclusão do aluno surdo neste ambiente?
É muito importante ter o ensino da Libras em todas escolas pode entender e aprender as culturas, as dificuldade e os limites, isso deixa escola preparada para receber alunos surdos, mas não acontece assim, sempre tem o ensino na escola onde tem o aluno surdo. A inclusão é muito importante, que todos possam respeitar cada um, entendendo as dificuldades de cada um, aprendendo todos junto sem preconceito e entendendo que todos somos iguais, apenas temos limites.
Fonte: Entrevista realizada por Lediany, Maria, Andréa, Cristina e Sabrina com o nosso querido companheiro de classe Eder Augusto!